Como se escrever em Mídias Sociais?

 Fazendo pesquisa para atualizar o meu blog, encontrei um material bastante interessante sobre como escrever para Mídias Sociais.

É um erro comum de muitos jornalistas, que escrevem para Mídias do mesmo modo que se escreve para o impresso.

Abaixo alguns que eu achei interessante e que foram coletados pela Blog Interative Insight Groupe que estou disponibilizando.

Aos que dominam o idioma inglês, estes podem se “esbaldar” com as informações disponíveis, mas eu farei uma pequena síntese do que é tratado no site.

 Hoje é blog, amanhã para Twitter, ok?

Regras de escrita para sites e blogs.

 Como internautas lêem na web

De Jakob Nielsen: Conselhos sobre como as pessoas lêem na web em comparação à forma como lêem publicações impressas. A diferença é que as pessoas não lêem na web, elas fazem uma varredura de informações, o que exige um estilo de escrita diferente contra cópia.

 79% dos internautas

lêem de forma geral, fazendo uma varredura de informações.

Somente 16%

lêem palavra por palavra.

 Razões para isso:

  1. Leitura na tela é cansativa
  2. vida corrida
  3. os usuários tem a sensação de  seguir em frente nas páginas a serem clicadas.

Para isso:

  1. Use palavras-chaves realçadas
  2. Subtítulos
  3. Uma idéia por parágrafo
  4. O lead bem resumido

Como escrever para a Web

 De Knight Digital Media Center (Kinght – Centro de Mídia Digital): blogs, wikis e fóruns de discussão derrubam as barreiras entre o escritor e o leitor, criando um ambiente de escrita mais informal e interativo.  Aproveite esta oportunidade e distinguir-se pela escrita em um ambiente limpo, estilo de conversação ativa que vai fazer seus leitores se sentir mais confortável a leitura de suas palavras como se sentem quando se fala com um amigo próximo. 

Aqui estão alguns conselhos sobre como fazer isso com a mídia social.

  1.  Quanto menor, melhor: Os leitores apreciam escritores que não desperdice seu tempo.
  2. Voz ativa: Escreva sempre frases na voz ativa.
  3.  Verbos fortes: A melhor demonstrar os verbos de ação
  4.  Atribuir Fontes: Se você não informar os seus leitores onde você começou sua informação, muitos deles irá assumir que você está apenas inventando.
  5.  Fazendo hiperlink Contextuais: narrativas Online deve permitir que os leitores de “sucursal off” e clique em meio a outros, mais detalhada, do apoio aos conteúdos
  6.  Jamais utilize “Clique aqui”: Tente ligar as URLs para os nomes relevantes bom, palavras-chave e frases.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: