Estado e Mídias Sociais

Como ferramenta de revolução em Comunicação interna

Você, assim como eu, amante de Mídias Sociais, principalmente aqueles que atuam em Assessoria de Comunicação de uma empresa ou um órgão público, já deve ter se deparado com essa dificuldade que eu hoje me encontro.

Sabemos que dentro da área de Assessoria de Comunicação, há diversos setores. O mais discriminado dentre eles, em muitos lugares, é a Comunicação Interna. Porque será, hein?

São várias as razões dessa discriminação, pelos próprios jornalistas, arrisco dizer que seja em razão de ser algo exclusivamente interno, mexe mais com notas, murais e cobertura de “festinhas” de repartições. Jornalista formado não quer saber dessas coisas. Quer é falar com jornalistas a grande imprensa, quer elaborar estratégias de imagens da empresa ou órgão público ante a sociedade por meio dos meios de comunicação em massa. Tudo pelo status e pelo ego. Mal de quem é jornalista. Como sou um, posso falar mal disso.

Por razões de força ocultas, você TEM que trabalhar com Comunicação Interna!

 E descobre que há muitas dificuldades de trabalhar nessa área. Imagine então propor um intrablog, com ferramentas de Mídias Sociais.

“o quê é isso?”

Ou recebe comentários do tipo:

“Frescura, está arrumando meio de fazer o pessoal ficar vadiando no trabalho!”

É, vai ter uma luta e tanto pela frente.

Mudar a cultura desse pessoal extremamente burocrático é complicado mesmo. Mas nem tudo está perdido.

O que fazer então?

Estude cases de Mídias Sociais em empresas privadas ou públicas. Assim você terá uma referência de argumentos para fazer o projeto e modelo para adaptar à realidade do ambiente de seu trabalho. Vide um exemplo clássico: Petrobrás.

Estude o ambiente, será que vale mesmo a pena implantar isso?

Se for implantar que tipo de ferramentas pode ser feito?

Enfim monte seu projeto. E venda seu “peixe”!

Eu, particularmente, acredito que sim que as Mídias Sociais e suas ferramentas levarão uma revolução para a Comunicação Interna e mudará a cultura interna em relação à informação.

  • É uma agente que rompe a mentalidade burocrática e dinamiza a comunicação.
  • Forte meio de divulgação e motivação de trabalho.
  • É o meio de comunicação entre RH e Assessoria de Comunicação com os profissionais e/ou servidores.
  • A melhor ferramenta de interação e de visualização de feedbacks e repercussão.
  • O melhor mecanismo de pauta para a Comunicação Interna. Ao invés de buscar a pauta, a pauta chega a Assessoria de Comunicação.
  • E o melhor, o custo cai, em razão de não haver necessidade de publicações impressas periódicas, que ficam defasadas rapidamente.

Quais tipos de plataforma de Mídias Sociais podem ser usadas?

Se sua empresa for de porte médio, pode utilizar as Mídia já existentes e buscar as diversas ferramentas que podem ser usadas de forma privada. É uma ótima opção, pois o custo é praticamente zero. Basta escolher uma ou outra e usá-la, bastando apenas fazer um Guia de Comportamento, para regular e colocar limites mínimos.

Já se sua empresa ou órgão público tiver condições de criar suas próprias plataformas. Utiliza-se as plataformas que adéqüem a necessidade da empresa.

A utilização ideal, minha opinião, é criar:

Blog corporativo ou um intrablog.

Um blog da intranet, que mantém fechada a sua utilização somente entre os funcionários. É ela que será, de fato, a nossa publicação da Comunicação Interna. Sempre atualizando as informações pertinentes ao órgão ou empresa

Microblog

Cada profissional poderá fazer o seu. Juntando todos os perfis. Haverá um fluxo natural de informações personalizadas. Haverá uma integração fenomenal. Muito irão relutar em seu uso, mas aos poucos será uma ótima ferramenta de acesso de todos a todos. O RH só tem a ganhar com isso. Pois o feedback de algumas de suas ações será imediato.

Podcasting

As diretorias da empresa ou do órgão podem semanalmente ou mensalmente enviar mensagens em que todos poderão ter acesso. É a comunicação oficial interna. As diretrizes mais gerais ou decisões importantes sendo tomadas. Pode ser em vídeo ou em áudio. Não importa. E não há necessidade de contratar empresas especializadas. Os próprios profissionais da Assessoria de Comunicação têm condições de editar esses pequenos vídeos e áudios.

Eventos que realizaram em outras cidades onde a Comunicação interna não teve condições de ir, mas os empregados de lá fizeram diversos vídeos. Se estiverem em boas condições é possível editá-los pelo computador mesmo.

Plataforma de imagens (Fotolog, Flickr)

Este seria o espaço destinado para o blog corporativo. Para publicação de fotos de cobertura de algum evento. Notas e matérias bastam apenas uma foto, mas há quem queira ver mais. Eventos com participação de empregados, quando estes tiram fotos sempre há interesses de acesso. Não é à toa que sites de coberturas de baladas, atraem internautas. Não é mesmo?

Rede Social

Uma plataforma mais formal que as redes sociais de relacionamentos. O intuito é fazer com que sejam humanizadas as pessoas. Com gostos e idéias diferentes buscar o entrosamento. Não se pretende fazer algo que exponha a intimidade (Há quem o faça, há quem nem suporte isso!). Objetivo? Criar vínculos. Como assim? Amizades ou coleguismo surgem a partir de um vínculo. Qual? Flamenguistas, Fórmula 1, Perfumes, Banda de rock, livros, etc, etc… Do vínculo que se rompe a frieza e cria-se a identificação. Essa plataforma bastaria um perfil e foto com algumas informações mais pessoais (não necessariamente íntimos, né?)

Estes seriam o ideal.

Dificuldades em ambiente corporativo são difíceis, mas não impossíveis. Se você é amante como eu dessa área, deve mesmo se preparar pra vendê-la com empolgação.   

3 respostas para Estado e Mídias Sociais

  1. Fernando Rodrigues disse:

    Rodrigo,
    sou assessor de um órgão público e uso um blog para comunicação interna. Houve um certo receio dos servidores no começo, mas agora já é bem visto pela maioria. Pretendo um dia tentar implantar o microblog (twitter) mas creio que não será mole não! Abraço!

  2. Viana disse:

    Rodrigo, agradeço a sua participação. Como pode ver, é blog de Mídias no Serviço Público. é uma luta mesmo implantar certas inovações neste ambiente. Só quem é trabalha sabe o quanto é complicado. Eu tenho lá as minhas, mas podemos debater e trocar experiência. Peço que entre em contato pelo meu e-mail pessoal.

  3. André disse:

    Parabens pelo Blog, ja add em meus favoritos e sempre passarei para ver as novas materias.
    Entra la no meu: http://www.andredeko.wordpress.com
    Esse meu blog é só sobre Midias Sociais, acho que vc vai gostar.
    Um abra;o

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: