As 7 ferramentas do Twitter para Assessoria de Comunicação

Segue as dicas de como melhorar a ASCOM usando twitter

Na área de marketing há uma onda de publicações de livros ensinando a fazer algo em passos. Quem nunca reparou, andando pela livraria e ver títulos como: “Como fazer uma marketing de Guerrilha em 20 passos” ou “Os sete passos das pessoas competitivas”. Analisando a internet, no âmbito de Mídias Sociais ocorre do mesmo jeito. Duvida? Vá ao twitter e pesquise #socialmedia

Então vou aproveitar a onda e vou fazer o meu texto seguindo a mentalidade de marqueteiro (Fiz a metade de uma pós de Gestão em Marketing, mas acabei largando…). Como tornar a sua Assessoria de Comunicação em Órgão Público mais eficiente usando 7 ferramentas de Twitter”

 Ficou legal o título, não? Mas deixa pra lá, o importante é o conteúdo.

A grande revolução do Twitter, não é a sua plataforma em si, mas como é aberto há uma infinidade de aplicações paralelas que agregam para dinamizar ainda mais. Tudo isso por meio do de seu API.

Por isso a agitação ocorre em torno do Twitter. São essas ferramentas que eu selecionei e que irão ser importantes para trabalharem dentro da Assessoria de Comunicação.

Antes de tudo:

O Twitter tem que ser liberado no órgão! Senão não terá como.

 

Assessoria e Twitter, boa pareceria

Assessoria de Comunicação e Twitter, boa parceria

 

1ª Ferramenta

Sugestão: Tweetdeck, Twitterfall e Twihirl

O que?

Pode se utilizar diretamente o Twitter, mas para dinamizar o ideal é usar duas opções:

Se puder baixar para o seu computador: use o Tweetdeck  e Twihirl (que usa a tecnologia AdobeAir)

Se não. Use Twitterfall

Por que?

Atendem bem a dinâmica de acompanhamento de tweet e a interação com seguidores. Todos criam colunas de acompanhamentos de monitoramento. Tem mecanismo que agilizam a comunicação. Dando uma visualização mais completa.

Que benefício trará para ASCOM?

Para a área de Imprensa e RP: Você pode criar diversas colunas de tag relacionadas ao órgão.

Um exemplo fictício: Governo de Estado da Cochichina Governador Beleléu da Silva Tags: #beleleudasilva, #governodacochichina, #cochichina #beleleudasilvafail e etc. Dessa forma você consegue monitorar tudo o que está sendo mencionado a respeito do órgão.

Para a Imprensa você pode ter uma coluna com jornalistas setoristas que têm twitter e se relacionar diretamente a eles.

Essas três ferramentas que recomendo são gratuitas.

2ª Ferramenta

Sugestão: Tweetscan, Twitdir ou o Twitter Search

O que?

Há ferramentas de buscas de tags do Twitter.

Por quê?

São ótimas para pesquisar assuntos relacionados ao órgão em que se trabalha. Descobrindo tags e hashtags percebendo quais mais freqüentes. Dessas basta acrescentar à ferramenta anterior e monitorar.

Que benefício trará para ASCOM?

Para a Assessoria de Imprensa é ideal para acompanhar a repercussão de divulgação de release ou em caso de gerenciamento de crises. Para Relações Públicas, o acompanhamento da imagem institucional, de eventos externos e relacionamento com a comunidade.

3ª Ferramenta

Sugestão: tweetbeep

O que?

Aviso de atualização automática. É uma ferramenta similar ao Google Alerts, onde você recebe por e-mail todas as atualizações.

Por quê?

È uma ferramenta que complementa o trabalho de monitoramento da ASCOM.

Que benefício trará para ASCOM?

Tudo bem, você trabalha numa assessoria que não consta de um “Social Digital Manager” e precisa exercer outras funções até mais importantes do que o monitoramento. Esta ferramenta ajudará a ter um pouco mais de tempo, pois vem tudo para o seu e-mail.

4ª Ferramenta

Sugestão: Tweetchat

O que?

Grupo de discussão ou chat.

Por quê?

 É interessante ter um mecanismo dentro da ASCOM que viabilize uma discussão a respeito de um determinado assunto de interesse.

O Que benefício trará para ASCOM?

RH por meio da Comunicação interna quer criar um determinada ação social dentro do órgão nacional, basta usar essa ferramenta.

Se a comunicação interna quer criar pautas, utilize essa ferramenta. S

e o órgão tem ações sociais ou uma campanha ou um pacote de projetos e quer ouvir a comunidade, o Twitter tem ferramentas que permitem que o RP possa fazer isso de forma mais dinâmica, criando grupo de discussão.

5ª Ferramenta

Sugestão: Twitterlocal

O que?

Ferramenta de visualização de twitters em determinada região.

Por quê?

Alguns órgãos públicos são de âmbito nacional, mas têm a suas unidades distribuídas pelos estados. Alguns trabalhos são necessários a utilização dessa ferramenta.

Que benefício trará para ASCOM?

Há órgãos que têm ASCOM para cada estado ou região, há outros centralizados. A utilização dessa ferramenta ajudará a monitorar por setores, cidades, estados e regiões. Tanto para RP que queira fazer atividades mais específicas como a Assessoria de Imprensa para o monitoramento regionalizado. Isso ajudará muito na pesquisa e elaboração de clipping de notícias.

5ª Ferramenta

Sugestão: Twitpic

O que?

Ferramenta de disponibilização de fotos para o Twitter.

Por quê?

É uma ferramenta aparentemente simples, mas que trará efeitos grandiosos para ASCOM.

Que benefício trará para ASCOM?

Para a Comunicação Interna dinamiza o trabalho tornando uma cobertura de evento mais ágil. Para o cerimonial e Eventos idem.

Para a Assessoria de Imprensa a divulgação de imagens complementares do evento realizado pelo órgão. Já que as melhores serão disponibilizadas em blog corporativo ou site oficial.

6ª Ferramenta

Sugestão: Tweetlater

O que?

Ferramenta que define data, hora e minutos em que os tweets serão publicados no Twitter.

Por quê?

É uma ferramenta que ajudará a dinamizar o trabalho. Ninguém fica 24h tuitando (Há exceções, é claro!)

Que benefício trará para ASCOM?

Para a divulgação institucional. A Assessoria de Imprensa ao divulgar releases para as mídias convencionais deve elaborar matérias com vocabulários mais acessíveis e dinâmicos. Tornando ela mesma a propagadora de sua própria informação.

Muitos têm a falsa idéia de que para se ter um twitter institucional deve se ter praticamente uma Agência de Notícias, ter uma grande equipe para se ter pauta de minuto em minuto. Esquece!

A dinâmica do twitter é diferente de um Blog por exemplo. É muito ágil.

Exemplo: Eu, Rodrigo Viana, tenho quase 500 seguidores. Eu não perco o meu tempo indo de perfil em perfil em busca de informações. Elas que vêem a mim. Se eu entro todo dia entre 09h e 11h. E como sigo muitas pessoas, em menos de 1 minuto (Uns 20 tweets) já bastam para que a informação tenha descido e ficado para trás. O órgão divulga informações das 16h às 17h. Simplesmente perdeu-se a informação. Pois como eu disse, eu não irei ao twitter do órgão saber quais as “últimas”.

Por isso não é pecado, repetir de hora em hora as informações, pois a média mínima de permanência no twitter é de 1h.

Pré-agendar tweet informativos e pré-agendar a sua repetição nos horários de maior audiência, como meu pai sempre diz: “É uma mão na roda!”

Podem ser usadas três modalidades de informações:

  1. Novas informações no site oficial ou blog corporativo
  2. Divulgação do site oficial
  3. Pequenas informações em 140 caracteres (Drops)

O Twitterlatter tem a ferramenta de encurtamento de URL.

7ª Ferramenta

Sugestão: RSS2twitter

O que?

Ferramenta que programa atualizações via RSS.

Por quê?

Dinamiza ainda mais o trabalho de divulgação. Sem a necessidade de entrar no Twitter ou em ferramentas como o Twitterlatter.

Que benefício trará para ASCOM?

A desvantagem de seu uso é de apenas uma postagem. A vantagem é que pode ser monitorada aquela informação atualizada.

Exemplo: O Governo da Conchichina tem RSS em seu site oficial. A Assessoria de Imprensa ao divulgar uma matéria para a população, automaticamente aquela atualização é postada no Twitter.

Pelo RSS2Twitter você pode saber quantas pessoas entraram no link, quantas repassaram essa informação e fazer o comparativo do que teve mais ou menos audiência.

É uma boa ferramenta para saber a repercussão da informação divulgada.

É possível ver quais pautas gera interesse da população e qual não gera, dando uma referência para as próximas divulgações.

Encerrando

Por ora, essas são as minhas sugestões. Ainda há outras que mereceria um post exclusivo. Espero que eu tenha ajuda, a melhorar o trabalho dentro de seu órgão e até dado argumentos para convencer a adotarem Mídias Sociais em seu ambiente de trabalho. É só

Uma resposta para As 7 ferramentas do Twitter para Assessoria de Comunicação

  1. Liziane Berrocal Costa disse:

    Acompanhando tudo aqui heim!!! Muito bom Rodrigo!

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