Mídias Sociais e Estado: É assim um “bicho-papão” pra se temer?

A notícia tem um pouco mais de um mês…

(…)o governo também programa para a próxima segunda-feira (31) a apresentação do Blog do Planalto, com o objetivo de aproximar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dos internautas.(…)

Agência Brasil

Deu o que falar esse blog! Afinal, como se cria um blog que tem por primordial a interação e o feedback?

É o mesmo que um pais chega pro filho e fala “Eu comprei uma bola de futebol, a melhor do mercado, mas ó, ela vai ficar aqui na estante, só pra você ver e não poder mexer…”

Dar algo e que você não tem o direito de fato, não é dar, é enrolar!

Sei que eu estou meio atrasado para comentar um fato, que na velocidade das Mídias já “caducou”.

No seminário INFO os especialistas discutiram sobre o temor que as empreas têm das MS.

Na verdade é um assunto que é necessário discutir: Qual a melhor maneira que o Estado (e não o governo) tirar o máximo proveito das Mídias Sociais?

Infelizmente, este fim de semana haveria uma palestra organizada pela Aberje aqui em Brasília. Contaria com a presença de Jorge Duarte e falaria de um outro assunto: Assessoria de Imprensa.

Ele é referência em Comunicação institucional (Público ou Privado), eu mesmo tive base bibliográfica com seus livros.

Mas aproveitaria a ocasião para conversar e buscar compreender a mentalidade do governo em relação às Mídias Sociais. É uma pena, o evento foi adiado, mas eu confirmei a minha presença.

Então este post ficaria um pouco comprometido, pois não teria o outro lado, a priori.

Afinal , porque o governo apresenta este temor em relação a tudo isso?

Por acaso é o temor pelo desconhecido (não tão desconhecido assim)?

É o medo de perder o controle da opinião pública?

A estrutura não suportaria um “blog institucional”?

Não sei, mas tudo isso nõ justificaria o medo. MS é uma ferramenta, como a faca. Se souber manusear e manusear para um fim bom, como cozinhar, é uma maravilha! Se não usar para seu fim específico, acaba se ferindo e ferindo os outros.

Parece bobo o exemplo, mas não é.

Qual o objetivo? Como foi dito pela Agência Brasil. logo no início do post…aproximar-se dos internautas!

Se é necessário ter um controle dos comentários abusivos, pejorativos e degerativo, sem dúvida é necessário.

Que não é obrigatório responder a todos os comentários, também não é. Basta pegar os melhores comentários tanto os que elogiam quanto os que criticam. E destacá-los. Não tem como criar comentários em 140 caracteres?? O povo já está se acostumando a se expressar de forma mais enxuto e direto.

Consegue-se controlar a opinião pública por meio das Mídias convencionais. Não irei dar um de ingênuo e dizer que a imprensa é livre, que não é, tanto pelo fator econômico e mercadológico dos interesses de um lado, como controle ditatorial do outro.

Ilusão é achar que na esfera virtual se tem esse controle. Nem o governo chinês consegue 100% esse controle!

Lula que por si só é carismático e tem uma imagem inabalável (não entrarei no mérito de julgá-lo por seus delizes!) o próprio Obama o chamou de “o” cara. Este fez uma capanha fenomenal, usou as MS e fez de sua capanha modelo para muito político aí. Ele era desconhecido e negro, só aí, num país declaradamente recista já seria um motivo para acabar de vez com a sua imagem, mas não, soube usar bem essas ferramentas. tanto um como outro blog.

Portanto, há o riscos, mas também os benefícios.

Suporte? Quem disse que blog é Call Center?

Os cincos profissionais dão conta. Tem blogueiro aí com quatro ou cinco blog. Lê, responde comentários, pesquisa um assunto, redige, em alguns casos elabora uma fotomontagem e ainda sobra tempo pra outras infinidades de coisas. Essa não cola.

Agora neste período já de corrida eleitoral, acho meio difícil que aconteça. Mas gostaria que o políticas que estabelecem e regem a utilização de Mídias Sociais fosse estabelecida, para que possa evitar o uso de auto-promoção, mas como uma plataforma e ferramenta de interação social

Antes de encerrar vou deixar “O” cara falar o que pensa sobre blog. Marcelo Tas…

(Acho que se fosse viver de palestras ele já poderia se aposentar!! Mas como ele é jornalista como a gente, não pára…)

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