Mídias Sociais: A ferramenta de trabalho da Administração Pública

Nunca antes a Administração Pública teve a oportunidade de se aproximar de seu público. As mídias sociais serão a ferramenta de atendimento, monitoramento e feedback de sua atuação.

Antes da década de 90 a administração pública era leniente, arcaica e extremamente burocrática. Nossa economia vivia o terror da inflação.  A prestação de serviço, em sua maioria de responsabilidade estatal.

Com o advento da internet, em meado da década de 90, já estávamos com uma economia recém aberta às exportações. A telefonia, a qualidade dos carros fabricados nacionalmente, a competição de produtos internos com os produtos externos. Começou-se a implantar modelos de atuação do Estado previsto na recente constituição de 88.

Muitos aqui se lembram de como era difícil recorrer ao Estado para resoluções de seus problemas, em sua maioria o atendimento deveria ser diretamente nos postos de atendimentos (Compreenda-se que os  Call centers ainda não eram muito difundidos, afinal para se ter linha telefônica era privilégio de poucos!).

Na década seguinte com a privatizações da estatal e abertura de mercado de telefonia fixa e móvel passou-se para os atendimentos de Call-centers.

A internet era uma opção, mas não muito popular para a época.

Na virada deste novo século, a popularização da internet no Brasil são assustadores em seus números e a tendência é aumentar ainda mais.

Há também um promissor crescimento na internet móvel.

Este é ambiente em que a Administração Pública terá em sua frente. Uma ferramenta capaz de agilizar ainda mais o atendimento tornando-se próxima das reinvidicações da população e cumprindo o seu papel ante a ela.

É analisando este ambiente, que eu apresentarei nos post posteriores a melhor maneira de trabalho para as assessorias de comunicação juntamente com os setores responsáveis pelo atendimento ao público ou ouvidorias.

Prestigiem

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: