Mídias Sociais, ferramenta da Administração Pública: O Orkut

Onde estão os usuários de nossos serviços? A quem falar? O que falar? Como encontrar possíveis usuários? São perguntas de todos que estão introduzindo o trabalho de Mídias Sociais no Serviço Público.

A grande pergunta é: em que meio iremos atuar?

Já citei no post anterior que os básicos, não porém eficazes, são: Orkut, Twitter e Blog.

Neste iremos tratar somente do Orkut. E como se deve atuar.

O andamento das coisas estão indo bem. Conseguiu visualizar a cultura de web 2.0 no setor. Montou o projeto e foi aprovado e agora vai atuar…

Antes de mais nada deve ter a atenção de reunir a todos os servidores (se possível, se não ir de setor em setor) para apresentar o projeto.

Pode ter certeza que a grande maioria tem ou um dia já teve perfil no Orkut.

A proposta para humanizar o contato da instituição é exatamente esse: engajar servidores com seus perfis no orkut.

Não há necessidade de que todos criem novos perfis.

Incube um destes servidores crie uma comunidade para reuní-los “virtualmente”.

Tenho como exemplo a minha mãe.  Assistente Social servidora do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Ela como muitas pessoas descobriram o Orkut como uma rede social bastante útil, das quais pode reencontrar amigos e fazer contato com familiares distantes.  Ela como todos, tem diversas comunidades que exprimem o seus gostos. Ela também faz parte de uma comunidade do servidores do Tribunal de Justiça.

Assim como na vida, aí entro um pouco no campo psicológico, não dá para dissociar uma pessoa em duas. Uma profissional e a outra pessoal. Acredito que nas redes sociais ocorre o mesmo. Você é a junção das duas coisas.

No Brasil com o advento das redes sociais, muitos expuseram suas vidas sem medir as conseqüências. Ainda não se estava habituado com o perigo de expor suas intimidades na internet. Aos poucos esse comportamento mudou muito. podemos dizer que houve de certa maneira um amadurecimento dos brasileiros em relação à sua privacidade. O Orkut meio que tardiamente disponibilizou ferramentas que pudessem aatrais novos usuários, mas mantendo as informações mais reservadas.

Neste ponto eu vejo que não há problemas o servidor que tenha um perfil pessoal e usá-lo quando necessário profissionalmente.

O Orkut é uma boa ferramenta de acesso aos usuários de serviço público

Obviamente que deve ter regras de conduta com penalidades.

E se de repente o servidor que tenha um perfil pessoal, dentre diversas comunidades em que participa, ele demonstra apreço por pornografia ou opiniões racistas?

Acredito que não haveria pessoas servidoras com esse perfil. Lembre-se que houve um momento de pesquisa prévia, o engajamento e o estabelecimento de regras de uso.  Quer dizer, desde antes você já teria mais do que tempo suficiente para perceber possíveis opiniões e condutas ilícitas e mais, o servidor em questão já se adequaria.

O Orkut

O Orkut a rede social preferida dos brasileiros

O Brasil por ter uma população altamente sociável as redes sociais tiveram um incrível boom.

Durante esses anos o que antes era uma coisa voltada exclusivamente para adolescentes, acabou caindo no gosto de pessoas adultas e mais maduras.

Os usuários conforme passavam os anos amadureceram suas condutas. Exemplo disso é a organização de muitas comunidades. Muitas bem moderadas incentivam o debate, a exposição de pensamentos, opiniões e interação.

É um local amplamente propício para ir de encontro aos usuários de serviço público.

Pessoas que foram mal atendidas, tendo a oportunidade de reclamar publicamente o fazem nas Mídias Sociais, nesse caso o Orkut.

É importante ensinar os servidores identificarem possíveis comunidades que tenham ligação com a área de atuação.  Fazerem participar dessas discussões com o objetivo de esclarecer e direcionar atendimento.

Geralmente quando se há uma um escândalo ou reclamações em massa de determinado serviço, pede-se que o servidor participe expondo esclarecimentos, demonstrar interesse em ajudar, encaminhar quando não é a área de sua atuação. Por experiência pessoas não tem intenções de denegrir apenas por denegrir, elas querem atenção porque sabem que é o direito seu. Se não atendeu a sua expectativa, frusta-se e exigem o mínimo que é o seu problema resolvido.

E se eu encontro uma pessoa assim, mas eu sei que não conseguirei resolvê-lo?

Escreva a verdade, seja transparente. Jogando limpo sempre é bem mais vantajoso.

“Desculpa-me pelo o ocorrido, trabalho lá sim, mas não é a minha área de atuação. Sou apenas um assistente, mas para o seu problema como vejo se tratar de procedimento. Vá e procure tal pessoa, eu liguei para ela e passei seus dados, ele sabe de seu problema e irá te ajudá-lo. Se não conseguir entre em contato comigo por aqui mesmo ou pelo o meu telefone”

Saiba que um problema resolvido, terá uma opinião favorável que influenciaram outras vinte pessoas.

Identificando futuras reclamações

Os servidores devem ser capacitados a fazerem buscas. Como o Orkut é do Google, não haverá problemas. Palavras chaves, combinações lógicas de possíveis frases de queixas e reclamações.

Nas diversas comunidades do Orkut é possível achar postagem com reclamações

É uma ótima ferramenta de respostas de ações feitas pelo órgão. Sabemos que prefeitos, não tem condições sozinho de perceber falhas em programas ou pacotes de obras. O Orkut o ajudaria muito a identificar uma obra mal feita por empreiteiras ou que esqueceram de calçar uma parte da rua ou não fizeram terraplangem correta, depois da primeira chuva a rua recém asfaltadas já consta erosão…

O ideal, quando já estiver implantado esse trabalho nas mídias sociais, é deixá-lo já capacitados e ter um monitoramento nas redes. Exemplo “Desconto no IPTU”. Após seu lançamento, surgirão algumas queixas e os servidores atuaria e antecipando antes que se torne algo mais agravante.

Na próxima falaremos do Twitter.

Uma resposta para Mídias Sociais, ferramenta da Administração Pública: O Orkut

  1. jujuba disse:

    Sou cadastrado no ORKUT a muitos anos, nunca tive qualquer tipo de problema, tais como, restrição, bugs, muito pelo contrario sou cadastrado em varias comunidades, Youtube,(videos ótimos), tenho minhas músicas preferidas, sigo vários artistas, só tenho é que recomendar para as pessoas que, ter diversão sem custo adicional algum, encontrar amigos que você jamais esperava encontra-los, por tudo acima recomendo a todos que realmente é legal, bom NATAL a todos,fiquem com DEUS!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: