Mídias Sociais, ferramenta da Administração Pública: Twitter

Há uma grande revolução na maneira de se comunicar e o Estado deve estar presente neste meio. A grande oportunidade de tornar de fato a aproximação com a população.

A grande vedete das mídias sociais no momento é o Twitter. O que torna essa mídia atrativa e fascinante? Exatamente o fato de ainda não se ter uma forma certa de se usar. A idéia inicial era ter um espaço para que pudesse ser divulgado quase em tempo real seus passos e dividí-lo entre amigos e familiares, no entanto acabou se tornando um curinga podendo ser usado da forma que atenda às suas necessidades.

É uma rede de contatos

É uma rede social e familiar

É uma ferramenta de divulgação de trabalhos.

É uma ferramenta de informação.

É uma ferramenta de monitoramento.

É uma ferramenta de marketing.

É uma ferramenta de pesquisa de pauta.

É um termômetro de tendências…enfim, uma infinidade de possibilidades de atuação.

Para nós que atuamos na Administração Pública, será uma ótima ferramenta de comunicação que aproxima a população do Estado.

Não pretendo afirmar que o twitter é o fim em si, mas o primeiro passo de um trabalho que envolverá a identificação de um possível problema e a sua resolução ao encaminar para setores responsáveis.

É um ato simples em que todos os servidores, dos mais “antenados” aos jovem senhores que tenham alguma dificuldade inicial, serão capazes de fazer (após a capacitação)

E que não haveria a necessidade de contratação extra para se fazer esse serviço.

Não é necessário que estes mesmos servidores abram mão dos trabalhos do cotidiano administrativos e também não haverá riscos de dispersão e diminuição do rendimento de trabalho. Não é necessário estar 24 horas em cima das redes sociais. Basta uma escala dentro da repartição, tendo permanência de 15 minutos cada um, ou dois servidores por dia, conforme a demanda.

A intenção primeiramente é tornar a imagem institucional mais humana e pesquisar as menções sobre ela.

Exemplifiquemos o caso de um morador de um bairro que se queixa pelo twitter que já é a terceira semana que não aparece o caminhão de lixo para coleta na rua dele. Entrou em contato por telefone não obteve resposta sastifatórias. Os servidores, já sabendo como buscar as tags, palavras-chaves, ao perceber esta reclamação, pesquisa internamente para saber o problema e dá-lhe posteriormente a resposta. Ou sabe quem é o responsável pela gerência da coleta de lixos, o notifica do que está ocorrendo e o gerente busca devolvê-lo alguma satisfação.

Essa operação toda, creio que não levaria mais que 30 minutos.

Simples, não é mesmo?

Reclamações e queixas terão sempre. Não se agradará 100% mas as pessoas mudam suas visões negativas de algo quando lhe dão atenção. Suas impressões será atestada e recomendada aos seus seguidores.

Posso afirmar categóricamente que 95% dos problemas e queixas no twitter seriam evitadas se os órgãos públicos (e privados também) se antecipassem dando-lhes a informação correta.

Um exemplo que esteve ocorrendo dias atrás acerca da proibição do uso de celulares no modo “avião”.

Houve desencontro de informações.

As empresas aéreas para não serem contestadas por seus usuários afirmava dentro de suas aeronaves que era proibido pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC o seu uso.

Muitos dos passageiros munidos de smartphones com essa tecnologia se queixavam pelo twitter achando o órgão arbitrário ao proibir.

Sim, houve uma manifestação oficial depois de alguns dias.

Mas o usuário não sabe e nem quer saber de perder seu tempo em buscar essa informação, assim como diversos docuumentos e resoluções recheados de termos técnicos. Só quer saber se pode ou não usar e porque.

A Anac disse que não era proibido, desde que o instrumento não emita ondas que interfira na comunicação da aeronave com a torre de controle de tráfego. A proibição fica a critério das empresas.

Mesmo assim, a confusão persiste para alguns desinformados.

É nessa hora que o órgão deve se utilizar das mídias sociais. Informando de forma clara e simples e orientando a melhor forma do usuário buscar seus direitos.

A Comunicação Social e Ouvidoria tem muito a ganhar com essa ferramenta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: